Os homens esqueceram esta verdade.

Mas tu não deves esquecê-la.

Ficas para sempre responsável por aquele que cativaste.

St-Exupéry

O princepezinho

As drogas são substâncias químicas que têm um efeito direto na estrutura ou no funcionamento do corpo, isto é, são substâncias que provocam mudanças físicas ou mentais.

De acordo com esta definição, tanto são drogas os medicamentos — quer os de venda livre, quer os que só podem ser vendidos com receita médica — como o são a cafeína, a nicotina, o álcool, o haxixe, a cocaína, o ecstasy e outras substâncias.

Os medicamentos são drogas administradas com o objetivo de diagnosticar, prevenir ou tratar doenças.

O consumo de medicamentos, quer os de venda livre, quer os que só podem ser adquiridos com receita, deve ser sempre controlado por um médico, para evitar o risco de serem tomados de modo incorreto.

És bela e sedutora,

cativante…

atrais…

crias ilusões,

sonhos.

fazes  voar, viajar

sem no entanto

se sair do lugar.

És má!

Distrais quem por ti

se apaixona.

Seduzes e depois…

Matas!

Usam-te, acostumam-se

Habituam-se

Quem cai

nos teus braços…

Jamais se libertará.

O teu nome?

                                                                                DROGA

 

O álcool é uma droga culturalmente aceite na maioria das sociedades. Atua sobre o sistema nervoso central, provocando mudanças de comportamento que vão da alegria à desinibição, à agressividade, à depressão, podendo chegar ao coma.

Quando ingeridas em excesso e com frequência, as bebidas alcoólicas provocam danos no organismo; entre outros problemas físicos, são causadoras de gastrite, cirrose hepática e problemas cardiovasculares.

O álcool é responsável por um grande número de acidentes de trânsito e de agressões físicas. Para além disso, interfere no relacionamento familiar e no desempenho profissional, prejudicando a vida de quem bebe e dos que lhes são mais próximos.

O tabaco  é uma das drogas mais consumidas e provoca graves danos na saúde física dos fumadores. Por outro lado, ao provocar dependência (física ou psicológica), leva a estados de ansiedade em situações em que o fumador não pode fumar ou quando toma a decisão de interromper o consumo.

O fumo do tabaco contém mais de quatro mil substâncias químicas que causam lesões no organismo.

 De entre essas substâncias, as mais nocivas e que mais afetam a saúde são: a nicotina, que age sobre o cérebro, sobre o aparelho cardiovascular e que produz habituação; o alcatrão, que contém substâncias cancerígenas; o monóxido de carbono, que provoca diminuição de oxigénio nas células.

Os fumadores apresentam um maior risco de adoecer e de morrer devido a doenças como o cancro do pulmão e da laringe ou, ainda, devido a doenças pulmonares como a bronquite ou o enfisema pulmonar, problemas circulatórios e úlceras do estômago e do duodeno.

 As mulheres que fumam durante a gravidez prejudicam o desenvolvimento normal do feto, correm o risco de ter abortos espontâneos e mesmo de gerar nado-mortos; os bebés podem sofrer ainda de problemas respiratórios ou nascer com baixo peso.

 Aqueles que não fumam mas convivem com fumadores são considerados fumadores passivos e correm o risco de contrair as mesmas doenças que afetam os fumadores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s