Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças na nossa agricultura e no nosso sistema alimentar tornam-se mais frequentes e mais insistentes.

alimentaçao

Mais informações: www.fao.org

Alguns conselhos para uma alimentação saudável

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e, por isso, deverá representar 15% a 20% da energia que necessitas diariamente.

Um pequeno-almoço equilibrado deverá conter:

uma porção de lacticínios (ou equivalentes vegetais, como a soja): um copo de leite ou um iogurte ou uma fatia de queijo ou meio requeijão/queijo fresco.

uma porção de cereais integrais: um pão de mistura ou cereais (25 a 50g de pão em bola ou fatia, de acordo com a idade) ou quatro a seis colheres de sopa de cereais não açucarados.

uma peça de fruta

Os lanches do meio da manhã e do meio da tarde são momentos em que, frequentemente, adolescentes e jovens consomem alimentos desadequados. Aqui ficam algumas opções saudáveis para estes momentos:

Iogurte

Fruta

Pão (mistura, cereais, centeio) – é preferível à grande parte das bolachas e snacks e pode ser enriquecido nos acompanhamentos.

Na mochila deverá sempre haver uma garrafa de água ou um cantil. É que uma adequada hidratação contribui para o bom funcionamento do organismo e desenvolvimento cognitivo.

Nas refeições principais, almoço e jantar, em casa ou na escola, importa que consumas diariamente sopa. Este é um excelente hábito alimentar, que promove o consumo de legumes e que, quando incutido na infância e adolescência, tende a perdurar na idade adulta.

Promove a Dieta Mediterrânica em tua casa. Prefere o azeite como principal fonte de gordura e em quantidades moderadas, pois é uma gordura saudável e fonte de vitamina E.

E não te esqueças da atividade física. Para além das atividades que praticas na escola e nos tempos livres, aproveita os momentos em família ao ar livre. Aos fins de semana, evita estar demasiadas horas em frente ao computador e à televisão, e sai com a família e/ou amigos para um piquenique ou passeio de bicicleta. Estes momentos estimulam a sociabilidade, o convívio entre gerações, a criatividade e diminuem o sedentarismo.

Adaptado de http://www.destak.pt/artigo/205564, consultado em 25-09-14 e divulgado a 16 de outubro de 2014

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Blogue Educação para a Saúde e Educação Sexual da Escola S/3 Viriato-Viseu

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